Curiosidades
Onde Estou? Home


Envie para um amigo

Tá rolando a maior festa e vc já entra meio torto. No começo, tá legal, mais solto, animado, tá se sentindo “o cara”, depois....Não pára de pagar mico. No outro dia, nem se fala.
Então, qual é a da bebida que começa bem e termina mal?

O álcool chegou no corpo
O principal ingrediente das bebidas alcoólicas é o etanol. É só tomar um gole, que o etanol já começa a entrar no corpo. Um pouco já entra no sangue pela mucosa da boca. Passando pelo esôfago a bebida chega ao estômago. Depois do estômago 25% da bebida já entrou no sangue. O restante é tudo absorvido no intestino delgado. Em 15 a 60 minutos o etanol bebido vai pro sangue. Chegando no fígado, 90% do etanol é quebrado em partes menores pra facilitar sua eliminação. Ele processa por hora uma lata de cerveja. Se passar disso, os problemas só aumentam.

Quando o etanol cai no sangue ele entra em todos os tecidos que têm bastante água, como: cérebro, fígado, rins e coração.

No cérebro
Quando o etanol chega no cérebro, estimula os neurônios a liberar uma dose a mais de serotonina. A serotonina é o neurotransmissor que regula o prazer, o humor, a ansiedade e o humor. Aí tá a explicação pro carinha ficar se achando o máximo! Com mais serotonina a pessoa fica desinibida e eufórica.
Mas, tudo passa...Se continuar bebendo o etanol inibe a liberação do glutamato que regula o GABA. Sem o controle do glutamato, mais GABA é liberado pelo cérebro. Como esse neurotransmissor faz os neurônios trabalharem menos, a pessoa perde a coordenação e o autocontrole. Começa a pagar mico!

No estômago
O etanol irrita a parede do estômago, atrapalhando a digestão e aumentando a produção de suco gástrico no órgão. Isso gera aquela sensação de enjôo e mal estar. Sem contar que a absorção dos alimentos fica atrapalhada. Os efeitos tóxicos do álcool fazem o carinha vomitar. Ainda bem, pq o vômito funciona como defesa comandada pelo cérebro contra a ação agressiva do etanol no estômago. Depois de “chamar o Hugo”, dá um alívio, pq termina a irritação da mucosa pelas moléculas de etanol.

Nos rins
Quem bebe urina mais. O álcool faz a galera urinar 50% mais do que quando não se bebe. E não vai pensar que é pela água da cerveja, não. O etanol age na hipófise, uma glândula do cérebro. Lá, inibe a liberação de um hormônio que controla a absorção de água pelos rins – hormônio anti-diurético (ADH). Se menos líquido é absorvido, mais urina é eliminada. E com tanta perda de água, pode rolar uma desidratação.

No coração
A ação do álcool nos rins leva a um efeito colateral no coração. Como o carinha urina muito mais, acaba perdendo mais eletrólitos muitos importantes pra função do coração. Então, o ritmo cardíaco pode ficar alterado.

Ligado na dose
De gole em gole, o álcool pode fazer aquele estrago. Claro que varia de pessoa pra pessoa. Vc sabe, tem gente mais sensível e tem gente que só se detona se bebe muito. Isso tem a ver com as características metabólicas de cada um, com o sexo (as mulheres são mais fracas), com o peso e idade. Mas, de qualquer jeito, vc bebe e o que chega no sangue pode provocar um efeito no corpo. Fazendo uma média na população dá pra chegar a uma relação de dose e efeito no corpo.

Então, fique ligado no que pode rolar em cada dose:


· 30 mg de etanol por decilitro de sangue = 2 latas de cerveja = DESINIBIÇÃO, EUFORIA
· 50 mg de etanol por decilitro de sangue = 3 latas e meia de cerveja = PERDA DA COORDENAÇÃO MOTORA
· 60 mg de etanol por decilitro de sangue = 4 latas de cerveja = A LEI PROIBIBE DIRIGIR
· 100mg de etanol por decilitro de sangue = 7 latas = DESCONCENTRAÇÃO, PERDA DOS REFLEXOS E DO EQULÍBRIO
· 200mg de etanol por decilitro de sangue = 14 latas = VÔMITOS, FALA ARRASTADA E VISÃO DUPLA
· 300mg de etanol por decilitro de sangue = 21 latas de cerveja = LATAS SENSAÇÃO DE ANESTESIA, LAPSOS DE MEMÓRIA E SONOLÊNCIA
· 400mg de etanol por decilitro de sangue = 28 latas de cerveja = INSUFICIÊNCIA RESPIRATÓRIA, COMA E ATÉ CHANCE DE MORTE

Agora, pega leve. Ou tá afim de pagar mico? Sem grilo, afinal é só decidir qual é a sua dose.
 

Redação do qued


O que achou?
   1 votos


Envie para um amigo

Ver todos

Voltar