Home   >   Dúvidas   >   Animais   >   Quais são as diferenças do mosquito Prego transmissor da Malaria, do Aedes aegypti transmissor da Dengue e o mosquito comum? Por que um transmite suas respectivas doenças e mosquito comum não transmite nada? Por que os dois primeiros não transmitem as duas patologias ao mesmo tempo?

Dúvida:

    • Animais
    Animais
    Quais são as diferenças do mosquito Prego transmissor da Malaria, do Aedes aegypti transmissor da Dengue e o mosquito comum? Por que um transmite suas respectivas doenças e mosquito comum não transmite nada? Por que os dois primeiros não transmitem as duas patologias ao mesmo tempo?

Resposta de:

O Anopheles (mosquito prego) procria em corpos permanentes de água doce; tem abdomen com pontas salientes e escamas brancas e pretas nas asas; é ativo no final da tarde. O Aedes aegypti mede menos de 1 cm; é preto com manchas brancas no corpo e nas pernas; tb apresenta abdomen com pontas salientes; são voadores resistentes, capazes de viajar a grandes distâncias de seus viveiros; é ativo durante o dia. O mosquito comum (Culex) tem abdomen sem pontas salientes; voam pouco e tendem a viver poucas semanas, apenas durante os meses de verão; picam e atacam na alvorada ou depois do crepúsculo. A transmissão depende do parasita. Os parasitas da malária têm alto nível de especificidade de hospedeiros, resultante de um longo processo de adaptação no curso da evolução. Assim tb é com o mosquito da dengue, que ao longo de muitos anos criaram esta seletividade por hospedeiros e meios de transmissão específicos.
O que achou?
1 votos
Compartilhar

Comente:

Enviar Dúvida
Formulário de Acesso