Home   >   Dúvidas   >   Corpo Humano   >   Porque os aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA) não são catabolizados no tecido hepático como qualquer outro tipo de aminoácido, mas, sim, no tecido muscular?

Dúvida:

    • Corpo Humano
    Corpo Humano
    Porque os aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA) não são catabolizados no tecido hepático como qualquer outro tipo de aminoácido, mas, sim, no tecido muscular?

Resposta de:

Diferentemente de outros aminoácidos, que são oxidados primariamente no tecido hepático, o sistema enzimático mais ativo para a oxidação dos BCAA se localiza no músculo esquelético. Apesar do fígado não poder catabolizar diretamente os BCAA, ele possui um sistema muito ativo para a degradação dos cetoácidos de cadeia ramificada derivados dos BCAA. Essa distribuição tecidual específica do catabolismo dos BCAA é devido a distribuição única das duas primeiras enzimas envolvidas no catabolismo dos BCAA: aminotransferase de aminoácidos de cadeia ramificada (catalisa a transaminação dos BCAA) e o complexo enzimático desidrogenase de cetoácidos de cadeia ramificada (catalisa a descarboxilação oxidativa dos cetoácidos de cadeia ramificada).
O que achou?
1 votos
Compartilhar

Comente:

Enviar Dúvida
Formulário de Acesso