Home   >   Dúvidas   >   Corpo Humano   >   O que leva uma pessoa ser anão? É uma doença genética e hereditária? Pais anões podem ter filhos normais? Qual a diferença do anão para o nanico indivíduo com nanismo?

Dúvida:

    • Corpo Humano
    Corpo Humano
    O que leva uma pessoa ser anão? É uma doença genética e hereditária? Pais anões podem ter filhos normais? Qual a diferença do anão para o nanico indivíduo com nanismo?

Resposta de:

O nanismo é condição em que a pessoas tem a altura muito menor que a média da população. Na espécie humana é considerado anão a pessoa que tem de 1 m a 1,20 m de altura. Nanismo é dividido em dois grandes grupos: nanismo desproporcional (acondroplasia) e nanismo proporcional (nanismo pituitário). Ambos os tipos de nanismos normalmente têm causas genéticas e podem ou não ser hereditários. A pessoa com acondroplasia tem o corpo desproporcional, com braços e pernas curtos e a cabeça grande demais em relação às outras partes. Tb apresentam lordose acentuada, pés tortos e mãos defeituosas. A acondroplasia é uma herança autossômica dominante. Pais anões (heterozigotos = Aa) podem ter filhos anões (Heterozigotos = Aa) ou normais (homozigoto recessivo =aa). O nanismo pituitário tb resulta em baixa estatura, mas o corpo é proporcional. O nanismo pituitário recebe esse nome, pois é causado por um problema na glândula pituitária, Tb chamada hipófise, responsável pela secreção do hormônio do crescimento. Este hormônio junto com o fator similar à insulina tipo 1 (IGF-1), liberado pelo fígado controla o processo de crescimento. A deficiência na secreção do hormônio de crescimento durante a infância e adolescência gera o nanismo. Este tipo de nanismo pode ser transmitido de forma autossômica recessiva ou dominante.
O que achou?
3 votos
Compartilhar

Comente:

Enviar Dúvida
Formulário de Acesso