Home   >   Dúvidas   >   Saúde   >   Estou com um mau hálito triste, horrível, mas eu escovo os dentes normalmente. Pode ser doença? Quais são todas as possíveis causas para o mau hálito? O que fazer para combater? Se for doença, em que médico devo ir?

Dúvida:

    • Saúde
    Saúde
    Estou com um mau hálito triste, horrível, mas eu escovo os dentes normalmente. Pode ser doença? Quais são todas as possíveis causas para o mau hálito? O que fazer para combater? Se for doença, em que médico devo ir?

Resposta de:

Cerca de 60% de toda a população mundial tem ou teve mau hálito. Uma das causas básicas do mau hálito, ou halitose, é que a mucosa da boca se descama o tempo inteiro. As células mortas se acumulam sobre a língua e se misturam com restos de alimento, sangue proveniente de problemas gengivais e bactérias. Tudo isso forma uma camada branca que se adere na língua, chamada de saburra. O mau hálito tb pode ser conseqüência de um jejum prolongado. Depois de horas sem alimento, há uma queda dos níveis de açúcar no sangue, fazendo com que a gente produza corpos cetônicos (tb de cheiro ruim). Como os corpos cetônicos são carregados pela corrente sangüínea até os pulmões, basta abrirmos a boca pra soltar aquele bafão. Além disso, a ingestão de álcool, açúcar, cigarros, cafeína, laticínios, alho e cebola, tb causam mau hálito. Tb pode ter alguma associação com ddoenças gastricas, mas é mais raro. O melhor é investigar a causa e pra isso vc pode consultar seu dentista ou um otorrinolaringologista. Mas vc pode reduzir o mau-hálito escovando os dentes (não esqueça da línua) e usando fio dental sempre q puder; bebendo bastante água; comendo cenoura e maça q, por terem fibras, ajudam na limpeza dos dentes.
O que achou?
0 votos
Compartilhar

Comente:

Enviar Dúvida
Formulário de Acesso